terça-feira, março 21, 2006

Em defesa de um capitalismo "científico"

O debate entre capitalistas e socialistas sempre acaba num beco sem saída.
Este texto, postado na comunidade do Orkut "Capitalismo X Socialismo " ,tenta achar as raízes desta situação, com uma saída....

"Estou há algum tempo por aqui, esperando que nasça alguma 'luz das trevas'. Mas acho que não há possibilidade.
Este debate, pelo menos com o que foi apresentado até agora é o que se chama de um debate 'assimétrico'.

Se por um lado tu te declaras capitalista, é obrigado a defender todos os erros da humanidade, como se automaticamente fossem erros do 'capitalismo'.
Por outro lado os defensores do socialismo, ao invés de defender os resultados de quase cem anos de comunismo/socialismo real ou sei lá como o chamam, fingem que não é com eles.

NENHUMA experiência até agora implantada na terra com base nas mesmas idéias e ideais que defendem são válidas. Todas são taxadas de 'enganos'. Ou seja: enquanto os capitalistas tem de responder até pelos arrotos do George W. Bush, a eles basta dizer que o "socialismo científico" ainda não foi tentado...Simples e mágico.

Não há comparação possível entre a realidade e sonhos utópicos.
Pois nos sonhos utópicos tudo é perfeito. O homem se transformará por mágica.
Se este é o caminho então eu inauguro a minha tese: O verdadeiro capitalismo, capitalismo 'científico' ainda não foi tentado!!!

Não venham comparar realidades pálidas deste capitalismo neo-liberal que anda por aí com o verdadeiro 'capitalismo científico'.
No verdadeiro capitalismo-científico-libertário um grande mercado mundial de pessoas haverá de trocar as suas habilidades sem nenhuma restrição. Ao Estado - mínimo - restará apenas a preservação do conhecimento, justiça e da saúde.

Assim o ser humano poderá entrar na nova era dourada e realizar a sua mais perfeita aspiração: A arte!


Para terminar uma citação da Madame Blavatksy (criadora da sociedade teosófica):

'Os maus pensamentos são menos prejudiciais do que os pensamentos utópicos e medíocres. Porque contra os maus pensamentos estais sempre alerta, e estando determinados a combatê-los e vencê-los. Os pensamentos utópicos ou medíocres, ao contrário, servem simplesmente para distrair a atenção e desperdiçar energias'"

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que não podemos confundir capitalismo com liberalismo. O capitalismo existe, nas suas diversas formas, desde que existe o ser humano. O liberalismo começou com Maquiavel ;). O socialismo com Estaline.
Talvez o ideal seria aproveitar a utopia liberal e investir no seu aperfeiçoamento. Será a Economia de Solidariedade uma hipótese de aperfeiçoamento da economia liberal que, através de um imenso espaço público (o mercado) nos retira o espaço privado? Será que a “tolerância” liberal se pode transformar em intolerância para uma grande parte da sociedade? Existem similitudes estruturais entre as estas duas utopias (socialismo e liberalismo) e a mais importante delas é o seu carácter antropocêntrico; e é nesta característica de referência antropológica que devemos procurar as razões para a falha de ambas as utopias. Estamos a assistir a uma dupla catástrofe antropológica, que se deve ao facto de ambos os sistemas terem tentado mudar a natureza do ser humano, com sucesso efémero.