quinta-feira, agosto 24, 2006

Atentado (?) contra jornalistas no RS

Foi noticiado no site do Políbio Braga

Estes jornalistas são perseguidos políticos no RS
Existe um silêncio ensurdecedor neste caso do colunista do jornal "O Minu@no", Mauri Martinelli, que na sexta-feira foi alvejado com cinco tiros. Mauri escreve há dez anos no jornal semanário de Estância Velha, 35 mil habitantes, na Grande Porto Alegre. Ele e o seu jornal acham que foi um atentado político. Atentados políticos contra jornalistas e contra jornais são intoleráveis em São Paulo ou em Estância Velha. É a democracia – as liberdades públicas – que é atacada por gente autoritária que precisa ser contida. A liberdade de imprensa está ameaçada no RS. Desde que o PT assumiu a prefeitura, Mauri, a diretora do jornal, Claudete Rihl, e a jornalista Vera Fernandes, são ameaçados por personagens da administração municipal. A prefeitura cortou o fluxo de verbas publicitárias e de informações, além de mover insidiosa perseguição a toda a equipe do jornal. O próprio prefeito Elivir Desiam é autor de ações cíveis e criminais contra o colunista Martinelli. O outro jornal local, ligado ao PT, move campanha de desmoralização contra Mauri, Claudete e Rihl. Apesar de todos os incidentes e reclamações, a jornalista Claudete Rihl jamais recebeu qualquer tipo de apoio do Sindicato dos Jornalistas do RS e da ARI, embora tenha pedido. Mauri, baleado, ferido, escondido, jamais foi procurado pelo Sindicato e pela ARI. E também não recebeu garantia de vida de ninguém, embora continue ameaçado.
Comentário:
Pode ou não ser um atentado. Mas o que é indefensável é a postura da ARI em simplesmente ignorar dar apoio a um colega de profissão desta maneira. Isto só pode ser sinal de miopia ideológica.
Hoje mesmo nos Estados Unidos há o debate sobre o silêncio da mídia de lá sobre o caso dos dois jornalistas da Fox news sequestrados na faixa de Gaza. Muitos consideram que as outras emissoras não reportam o caso por não concordar com o tipo de cobertura da Fox, tido como conservador de direita pela mídia "left-chic" americana.
Tal seria o caso do jornalista Martinelli - um desafeto do PT .

Quando as instituições/associações escolhem quais cidadãos elas protegerão ou não é sinal que não mais defenderão nenhum.

Nenhum comentário: