segunda-feira, agosto 21, 2006

Cartas para ZH --- o retorno (1): Fidel é "Presidente!"


Olha aí. No sábado a ZH publicou parte da carta que enviei na semana passada, que postei aqui.
Pois bem, eles publicaram parte da carta - a parte que fala do tratamento vip dado ao Fidel Castro em comparanção ao "ditator" Stroessner.
Sábado, 19/08 foi publicado este conteúdo na página 2 na seção "Sobre ZH".


O RIO GRANDE QUER SABER - Palavra do Leitor

Sobre ZH

Zero Hora tem de decidir como pretende tratar o ditador comunista da ilha de Cuba. Na edição de 14 de agosto, na contracapa, chama Fidel Castro de ditador. Na matéria da mesma edição, se refere a Raul Castro como presidente em exercício. Desde quando o tampão de um tirano, como Raul, pode ser tratado como presidente? Se Fidel é ditador na contracapa, deve sê-lo ainda na página 23. Ou o texto foi finalizado por editores diferentes (um contra a ditadura de Castro e outro mais "simpático") ou ZH leva mesmo às últimas conseqüências o lema "a vida por todos os lados" . O interessante é que na mesma página uma outra nota chama peremptoriamente Alfredo Stroessner de ditador do Paraguai, o que no texto sobre Fidel não aparece uma única vez. Para mim, isto é o que os americanos chamam de "bias".
Luís Afonso A. Assumpção
Engenheiro - Porto Alegre
Reflexão:
Se ZH publica esta opinião, sem nenhuma resposta, é sinal que concorda com a crítica?
Acredito que não.
Se "sim", ela não publicaria na edição de domingo (20/08/06) uma outra matéria sobre Fidel que vai muito além da geradora do meu protesto. A matéria com o  título "Duas Visões sobre a Cuba de Fidel" (de Daniel Rosa e Rodrigo Müzell), entrega justamente o contrário do que seu título promete. Ao invés de visões diferentes ("a vida por todos os lados" conforme promet ZH), mostra duas visões do MESMO lado: admiradores da Cuba Fidelista (um cubano no Brasil - o dono do bar-ode a Fidel chamado "Sierra Maestra", onde já fizemos alguns encontros aqui em POA,  e outro de um brasileiro que estuda em Cuba)  cometem frases de admiração ao "presidente". 
Isto é jornalismo?
Duvi-deo-dó.


Nenhum comentário: