quarta-feira, janeiro 17, 2007

Bingo!: "Sol é a causa de aquecimento global"

Sol é a causa de aquecimento global, diz cientista

Olha aí um indício de que associar a atividade humana, ou melhor - vamos falar na real - a atividade capitalista "selvagem" dos países ocidentais e ao maior país capitalista do mundo, os Estados Unidos, ao "efeito estufa" é pura leitura anti-científica. Um bias anti-americano, anti-capitalista e neo-hippie permeia a visão "científica".

Leia esta notícia.

Sol é a causa de aquecimento global, diz cientista

O aquecimento global do planeta deve-se em maior medida à atividade do Sol, e não ao "efeito estufa" causado pelos homens, afirmou hoje o diretor do Observatório Astronômico de São Petersburgo, Khabibullo Abdusamatov.

O aquecimento global é resultado da elevada e prolongada atividade solar que aconteceu na maior parte do século passado, e não se deve ao efeito estufa", disse o cientista à agência russa Novosti. Contrariando a opinião da maioria das organizações de defesa do meio-ambiente, o cientista russo afirmou que a atividade industrial não influencia de forma determinante no clima do planeta, que ao longo dos séculos passou por períodos de aquecimento e esfriamento.
Comentário:
Enviei esta notícia a uma amiga geóloga que me respondeu:

"Além da atividade solar, o fator que mais influencia o clima (ventos, correntes oceânicas e clima por regiões) são as áreas de geração de magma na crosta oceânica (em menor escala as áreas de vulcanismo continental). Estas áreas, como por exemplo o cinturão de fogo nas regiões da Polinésia-Japão, é que irão determinar fenômenos como o El Nino que modifica temporariamente o clima de uma grande região. As áreas de geração de magma não são "fixas" e dependem de uma instabilidade na interface manto inferior-superior, que atualmente tentamos explicar fisicamente com a teoria da instabilidade Rayleigh ou então geometria de fractais, e que explicam a tectônica de placas e a movimentação das mesmas... mas uma coisa é certa, o homem não tem condições de modificar o clima da Terra, o aquecimento virá com certeza, como já ocorreu outras tantas vezes, e a Amazônia vai sim virar um deserto (e temos explicações científicas, paleogeográficas para isso!) . Provavelmente a vida por aqui será complicada para seres com estruturas de carbono, como nós... Mas com certeza não tem nada que possamos fazer contra isso! O problema imediato, o microclima, este sim pode ser amenizado com atitudes que permitam que o ar circule, que a Terra resfrie no período noturno, e facilitando que o CO2 emitido seja reciclado pelo fitoplancton (a s florestas não são o "pulmão do mundo" o fitoplancton que é). Coisas "simples" como menos asfalto, menos concreto, menos indústrias, menos gente no mundo, menos poluição nas áreas de recargas de aqüíferos....ou seja, bem "facinho" de resolver! Outra coisa, temos registros do "buraco de ozônio" desde o Cambriano (mais ou menos 500 Ma atrás)... ele aumenta e diminui e muda de lugar desde então! Nenhuma novidade!"

Ou seja, querer voltar `a "Idade da Pedra" (sonho de alguns) pode piorar o estado de coisas, poisa temperatura poderá aumentar ainda mais e não teremos nem um air-conditioning split-system para nos refrescar e esperar o novo ciclo de resfriamento.

Tem uma outra coisa: Conversando sobre isso com alguns amigos, que defendiam que o efeito estufa e seus efeitos - furacões, secas, degelo das calotas - é fruto da ação do homem ("é óbvio!" - sim, como era óbvio que a Terra era plana há alguns séculos) lembrei que na Bíblia, no Apocalipse já previa estas coisas. Todos concordaram. Aí eu perguntei: Se estava previsto na Bíblia, seria mesmo uma ação do homem? Nenhuma resposta...

De minha parte estou fazendo o que posso: Cerveja bem gelada e filtro solar 40.

PS.: Vejo que todos falam do efeito estufa mas ninguém liga a mínima para o desastre do "efeito pantufa"! A população brasileira está engordando!!!

3 comentários:

Jardel Siqueira disse...

Assunto polêmico e difícil para alguém como eu que não é cientista entender, mas ainda não encontrei nada que me faça mudar de idéia que o próprio homem está piorando o mundo em que vive, não que ele seja o unico que, sim a natureza muda e não estaremos aqui para sempre.

Mas com menos poluição, com consumo mais consciente, menos gente, etc não faria mal a ninguém e o mundo seria melhor para se viver...mas como dizem é vivendo e aprendendo, estou ligado em todas as informações que aparecem e tento filtra-las.

E o seu blog continua muito bom...

Jardel Siqueira disse...

Não precisa liberar este comentario, pode apagar.... é só para dizer que o fitoplancton tem tudo a ver com maré vermelha hehehe

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fitopl%C3%A2ncton

Anônimo disse...

Menos gente????

Deus disse, crescei-vos e multiplicai-vos.

2x2=4x4=16x16...