sexta-feira, abril 27, 2007

VINTE CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA DOENÇA DA ALMA (o anti-semitismo)

Este texto, que saiu no O insurgente é muito bom.

Transcrevo na íntegra.


VINTE CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA DOENÇA DA ALMA


25 de Abril de 2007 às 2:17 pm por patricialanca


O anti-semitismo como defeito moral e intelectual


1. O anti-semitismo, como qualquer outra obsessão xenófoba é uma doença da alma, porque corrói e subverte os nossos sentimentos de solidariedade humana.


2. O anti-semitismo, porém, é a pior dessas doenças porque é a mais antiga e a que mais estragos e sofrimento têm causado tanto às vítimas como aos perseguidores.


3. O preconceito contra os judeus tem a sua origem no ódio persistente da sociedade pré-industrial ao capitalismo.


4. Os judeus, tendo sido expulsos da sua terra pelos romanos como castigo pela sua revolta contra o império, espalharam-se por todo o mundo conhecido e sobreviveram através do comércio.


5. Sendo um povo em que todos eram alfabetizados, foram muito bem sucedidos nos negócios.


6. Sendo um povo monoteísta e com as suas sagradas escrituras tinham um cimento poderoso para conservar a sua identidade e as ligações entre as suas comunidades.


7. Os camponeses de maneira geral odeiam e invejam os mercadores e os intrusos.


8. Os nobres improdutivos e dedicados à caça e à guerra sempre procuraram empréstimos onde havia dinheiro, quer dizer entre os judeus.


9. O devedor de maneira geral não gosta do credor.


10. A melhor maneira de liquidar as dívidas era de incitar os camponeses (que também tinha as suas próprias dividas) a pilhar os bens dos judeus e correr com eles. Daí a frequência dos pogroms.


11. Foi o próprio Marx quem disse que os judeus sentiram no capitalismo como peixes na água.


12. Foi o florescimento do capitalismo que trouxe a emancipação dos judeus.


13. O saudosismo dos tempos medievais pré-capitalistas anda muitas vezes em paralelo com o anti-semitismo.


14. A expulsão dos judeus da península ibérica foi uma das principais causas da decadência das outrora grandes potências: foi a expulsão da sua classe média. Quem veio a beneficiar foram os países baixos e a Inglaterra.


15. As contribuições materiais, morais, culturais e científicas dos judeus para o progresso de humanidade, proporcionalmente ao seu número excedem de longe as contribuições de qualquer outro povo.


16. A doença do anti-semitismo, quando encontrada em gente culta tem geralmente a sua origem no sentimento de inveja e a consciência de mediocridade. São estes impulsos atávicos que explicam o histerismo antijudaico dos islamistas.


17. A expressão anti-anti-semitismo é um nonsense. O que existe é a aversão ao anti-semitismo, uma posição perfeitamente fundamentada e partilhada por todas as pessoas sensatas. O que não quer dizer que seja desejável que essa aversão fosse traduzida em legislação. Não se pode legislar sobre os preconceitos ou a imbecilidade.


18. Em toda a parte os judeus são os melhores imigrantes, com a mais baixa taxa de criminalidade e das mais altas de produtividade.


19. Israel é uma pequena ilha ocidental e de progresso num oceano medieval.


20. O dever de todas as pessoas de bem é de defender Israel e o seu povo.


Source: oinsurgente.org

Nenhum comentário: