sexta-feira, junho 15, 2007

Corpo de brasileiro encontrado no Iraque





Dois anos depois, finalmente a família toma conhecimento do desfecho do sequestro de João José de Vasconcelos Jr, 49 sequestrado em janeiro de 2005 no Iraque quando trabalhava para a construtora Norberto Odebrecht naquele país. A notícia saiu na Zero Hora de Porto Alegre.

Não poderia ser outro, a julgar pelo "esforço" da diplomacia brasileira, mais interessada em não melindrar os regimes "amigos" do atual governo brasileiro (todos os regimes árabes da região que são ao mesmo tempo apoiadores do terrorismo e anti-americanos). Nenhuma declaração oficial mais forte contra os seqüestradores de Vasconcelos Jr. foi emitida, ao passo que, só para comparar, Lula ofereceu-se para dar "asilo" ao Saddam Hussein na época imediatamente anterior à invasão do Iraque.

A preocupação em ajudar os seus "amigos" do Foro de São Paulo é a única meta do governo de Lula da Silva. Se algum brasileiro for pego no caminho - como no triste caso de Vasconcelos - se trata apenas de um "efeito colateral". Não esperem ajuda oficial. Os brasileiros no exterior estão simplesmente abandonados à sua própria sorte com o governo Lula.

A política externa brasileira é simplesmente suicida, se não se pensar no Foro e seus amigos como justificativa - afinal que país sacrificaria a si próprio e até a segurança de seus cidadãos no exterior para obter retornos tão duvidosos. Em artigo no Estado de São Paulo, o articulista Rolf Kuntz analisa que "a esquerda continua a aplaudir essa diplomacia, como se fosse um grande sucesso."

Outros cidadãos brasileiros ameaçados no exterior (pelos amigos de Lula), são:

Agricultores brasileiros na Bolívia

Garimpeiros assassinados na Venezuela


Brasileiro preso em Cuba



O "sucesso" da diplomacia brasileira atual pode ser contado pelo número de suas vítimas. Vasconcelos é uma delas.

PS.: Há é claro outra vítima famosa, Sergio Viera de Mello, chefe da missão de paz da ONU, morto em explosão no Iraque em 2003.

Posted by Picasa



Nenhum comentário: