terça-feira, julho 03, 2007

Marcel Granier na entrevista do "Terra Magazine" - Jornalismo?

Fiquei brabo. Este é o tipo de jornalismo que se pratica no Brasil hoje em dia. Ainda mais no site do Terra, um site que já foi flagrado a distorcer notícias (aqui, aqui e aqui), principalmente em escolher um título que mais agrada à ideologia do editor, mas que não bate com a matéria.

Esta, de um tal de Raphael Prado é ridícula desde o título. É falso jornalismo. A afirmação do título de que Granier "desconversa sobre Goebbels" é de uma infantilidade ridícula, ao mesmo tempo que tenta questionar o dono da TV sobre "distribuição de renda", como se a justificar tentanto justificar o fechamento da RCTV pelo posicionamento do seu dono. Um castigo merecido, deve pensar Raphael.
Enfim o cheiro do enxofre bolivariano empesta toda a entrevista. A desconversa sobre
"Goebbels" do título? Um erro de interpretação ginasiano do nosso "jornalista". Granier responde que na Rússia "também" aconteceu a mesma coisa, ou seja concordando com o
fato de que um governo totalitário manipula fatos e opiniões, seja Goebbels, seja Stálin.
O repórter queria insinuar nesta frase que ele, Granier, seria Goebbels!
Este é o ridículo da situação.
Tudo por que a RCTV teria "apoiado" o golpe de 1992. Ora, quem realizou o golpe não foi a TV, foram os militares. Exatamente o que Chávez já havia tentado fazer em 1992.

Chávez é que é o golpista primordial. Alguém que tenta um golpe militar fracassado não pode ser alguém que tenha moral para acusar ninguém de "golpista".

Sobre Goebbels, veja bem o que está acontecendo com as imagens do fiel escudeiro do Hugo Chávez, o general Baduel e o seu famoso Pikachu, como visto aqui e aqui:
Chávez está impedindo que qualquer site, fórum de internet divulgue as fotos, fale sobre ela. Quem o fizer estará traindo os ideais da revolução pois Baduel é um dos apoiadores de primeira da "revolução". Isto é Goebbels em sua melhor forma.

O jornalista Raphael é mais um destes pseudo-jornalistas que tentam à toda a prova culpar as vítimas. "Se eles se comportassem bem" não teria havido isso. Esta é a mensagem por trás de sua infantil reportagem.

O Islã e seus Islamo-fascistas fazem exatamente igual quando apedrejam
à morte mulheres que
foram estupradas alegando que a culpa recai sobre elas que "provocaram" isto.




Dono da RCTV desconversa sobre Goebbels - Terra - mundo
Não há silêncio para as críticas de Marcel Granier, dono da RCTV, ao presidente venezuelano Hugo Chávez, que não renovou a concessão da emissora de televisão mais antiga do país. É pergunta, resposta, pergunta, resposta.

Granier silencia, no entanto, para tratar de outros temas até menos espinhosos: "O senhor é favorável à distribuição de renda?". Pensa, demora, titubeia diante da questão: "O povo, unido, jamais será vencido?".

(...)


Apontado como um dos maiores expoentes da elite beneficiada pelo
governo de poucos, de uma luxuosa sala no Grand Meliá Mofarrej de São
Paulo - onde concedeu a entrevista a Terra Magazine -, Granier mostra também sua preocupação com o restante da população venezuelana: defende a distribuição de renda.



- (longo silêncio) Eu acredito que todo mundo deve... é favorável a que... (pensa um pouco mais)...
com os recursos que tem o Estado venezuelano, sobretudo hoje em dia,
com os preços do petróleo onde estão, sejam distribuídos de uma maneira
eqüitativa, racional entre todos os venezuelanos.

(..)
Quando é lembrado do ministro da Propaganda nazista, Joseph
Goebbels - que manipulava discursos, imagens e dizia que "uma mentira
repetida várias vezes se torna verdade" - Granier muda de
país rapidamente, como se o exemplo da Alemanha não
tivesse sido bom:


- ...aconteceu também na Rússia... ainda que
Stálin não tenha chegado ao poder por
eleições.


Nenhum comentário: