sábado, agosto 25, 2007

"A batalha da FIERGS"

Repasso mensagem recebida por e-mail sobre os acontecimentos de hoje, 24 de agosto, em frente à FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) em Porto Alegre, RS onde o presidente Lula se econtrava.

Olhem só o que está acontecendo. Depois das manifestações pacíficas do Fora Lula e Cansei, a turma democrática do PT mostra a sua sanha totalitária com a complacência da PM (parece que proteger passeata do MST e "movimentos populares" é o seu único e exclusivo dever, não o de proteger cidadãos).

Repassem!!

LA

----- Original Message -----  
O horror.O horror. O  horror  





O clima era de guerra. Embora  não fossemos  suficientemente ingênuos, a ponto de acharmos que seríamos bem recebidos, uma  série de  grupos e de demais cidadãos  se  reuniram na frente a FIERGS. Conclamados por uma troca   incessante de e-mails a fim de, aproveitando a visita do presidente,    protestar contra a imoralidade   desse governo.  Não havia uma só bandeira  de partido, era de fato uma reunião de muitos que   queriam  gritar um pouco e extravasar a  indignação  que está trancada nos  "corações  e mentes".



Mas fomos ingênuos suficientes para menosprezar  a  sanha totalitária e fascistóide da gestapo petista, supondo que a Brigada  Militar ou mesmo a FIERGS nos reservaria um espaço para a  manifestação.



Éramos inicialmente cerca de vinte pessoas,  mulheres e  senhoras na sua maioria, reunidos em torno do carro de som que havia sido  providenciado por um dos grupos. Imediatamente fomos cercados por leões-de-  chácara  do sindicato dos metalúrgicos, estudantes da UFRGS e  outros  enrolados na bandeira  do PT, que   iniciaram uma intimidação covarde e agressiva. Avançando  sobre nós  e arrancando os materiais que portávamos.  



Um empurra-empura entre jovens e raivosos contra corajosas mulheres de  aparente fragilidade.  Nisso começaram apedrejar o nosso carro  de som, quebrando uma das janelas e cobrindo-lhe de adesivos com a estrela do  PT.



O empresário do  carro de som , a fim de evitar maiores  danos ao seu patrimônio e mesmo  temendo por sua integridade,  fez por bem  abandonar o locar. E o nosso grupo, agora  desfalcado por alguns que  já não mais suportavam as  agressões,  foi se posicionar a cerca de 500 metros, em um   espaço vazio  próximo ao portão de serviço  da FIERGS.



Não obstante, fomos seguidos e hostilizados  de maneira  acintosa e agressiva pelos petistas.

Os insistentes pedidos  à Brigada Militar para que  isolasse e garantisse um espaço para nós  se mostraram  inúteis. "Eles estão sobre via publica e não podemos fazer nada." Justificou um  tenente que  parecia  estar   no comando das operações.

      

Os repórteres que cobriam o lado de fora da FIERGS se mostravam  solidários e escandalizados  com a displicência com que a  Policia Militar agia ante as cenas covardes . Nos deixaram   jogados às feras.



O furor totalitário então se exacerbou. Fomos intimidados,  empurrados  jogados contra a pista  sob os  olhares  complacentes da PM. Confesso que tive que   buscar dentro de mim toda a tranqüilidade que me restava  para  não reagir violentamente  contra os  empurrões  e as "mão na cara" que sofremos dos  petralhas.



Cercados e escorraçados , nos refugiamos no outro lado da pista. De nada  adiantou. A turba voltou a nos acuar, num show  de intimidação  e arrogância. O clima estava ficando carregadíssimo, quando fomos orientados  pela Brigada Militar a deixar o local, alertados que não poderiam garantir nossa  segurança. "Há uma série de ocorrências hoje  na cidade e  nosso efetivo aqui é pequeno" Isso depois que   vários   sofreram agressões das mais diversas formas,   escoriações e luxações.  Fomos escoltados   até um posto de gasolina onde estavam nossos carros   e, "por segurança", pediram para que tirássemos qualquer    identificação e adesivos "hostis"  .



As bravas senhoras restantes, assim como eu e  nosso  pessoal   então escapamos,   enxotados como cães  pestilentos. Ao melodioso som  de  "fora dondoca ! Conheço a tua raça."  



Nos telejornais da noite,  a despeito  do que viram e sentiram os repórteres, a versão era que houve "conflito entre               'familiares do acidente da TAM'  e   apoiadores do Presidente Lula"  

Mentira ! Ninguém estava ali como enlutado da TAM   (como se deles toda exacerbação fosse   compreensível). Todos estavam lá  para vaiar  Lula.



Resultado : meia dúzia de escoriações, cartazes e faixas "confiscadas",  carros apedrejados, uma bolsa arrancada, muitos empurrões, muita mão-na-cara,  xingamentos, cusparadas e uma baita sensação de que algo muito rim está  acontecendo com a democracia. 

Nenhum comentário: