sexta-feira, agosto 17, 2007

Foro de São Paulo Ataca de Novo

Desde que Chávez fez o "test-drive" acabando com a concessão da TV mais popular da Venezuela (RCTV) e saiu-se vitorioso (à golpes de gás lacrimogênio, jatos de água e tiros), abriu-se um novo "leque de possibilidades" interessantes no maior país da Amárica Latina.


Se o "piloto" venezuelano resultou, por que não estendê-lo ao Brasil?


Vai ser como tirar doce de criança. A oposição de lá sempre foi estridente e lutadora. Mas perdeu. Imagine a nossa. Já prevejo um novo movimento, o "I Can´t Say", com uma manifestação monstro de MEIA-HORA de silêncio contra o fim da concessão da Globo, Record, etc..


Olhem o que eles já estão tramando..



Movimento vai fiscalizar concessões de TV


Um grupo de entidades de esquerda está articulando um movimento nacional que buscará a criação de "mecanismos públicos" para fiscalizar a distribuição e a renovação de concessões de canais de TV e rádio.


Manifestações populares estão agendadas para 5 de outubro, quando vencem as cinco concessões da TV Globo (São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife) e as da Record, Band, TV Gazeta e TV Cultura em São Paulo, entre outras


Já fazem parte do movimento a CUT, a UNE e o MST, além de ONGs atuantes na área de comunicação como o coletivo Intervozes e o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação).


"A idéia não é fazer caça às bruxas. É mostrar que as concessões não são tratadas como coisa pública e exigir critérios objetivos para a renovação das concessões, como o cumprimento dos princípios constitucionais [a programação deve dar "preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas]", diz Diogo Moyses, do Intervozes.


Segundo Moyses, o movimento fará "avaliação sistêmica das concessões". "Hoje, as concessões são renovadas em bloco [pelo Congresso]. Não há avaliação dos princípios constitucionais. O Ministério das Comunicações apenas checa certidões", afirma. O Intervozes acaba de fazer estudo que mostra que quase todas as FMs de São Paulo estão irregulares.



Tags: chavez | concessoes | Foro de Sao Paulo | liberdade de imprensa | rede globo

Nenhum comentário: