quarta-feira, fevereiro 20, 2008

A pedido de várias famílias: entrevista a Olavo de Carvalho



Bruno Garschagen entrevistou Olavo de Carvalho para a "Atlântico" (a melhor revista portuguesa em idéias) de Janeiro!


Abaixo, o link com a entrevista completa. O trecho escolhido é importante pois Olavo, de uma forma mais detalhada do que o costume, explica exatamente qual o "conservadorismo" que defende ( "a ordem espontânea) e a diferença da defesa desta "oprdem espontânea" e a defesa de um conservadorismo por si e em si mesmo. Neste último caso, o conservadorismo como uma regra formal, pode transformá-lo em algo tão "revolucionário" e totalitário quanto ao que (somente superficialmente) combate. Este seria o caso de Portugal sob o comando de Salazar e do Salarazismo.


Ainda não tenho qualquer bagagem de conhecimento para julgar se tais afirmações são ou não pertinentes , mas o que interessa mesmo é a definição do conservadorismo como a defesa da "ordem espontânea". Os revolucionários podem estar dos dois lados: no lado "progressista", acelerando artificialmente o seu desenvolivmento natural para que chegue aos fins antecipademente previstos e do lado "conservador", a tentativa vã de travar por completo o movimento natural, de modo a congelar a sociedade num determinado período de tempo.


O interessante é que, no Brasil, muitos acusam Olavo de ser um defensor deste tipo de conservadorismo, uma "revolução estática". Por isso este trecho é importante.


Aproveitem...



"Que é ordem espontânea?

É o conjunto de soluções aprendidas ao longo do tempo. É uma ordem espontânea porque não foi imposta por ninguém. É ordem porque tem um senso arraigado da própria integridade e rejeita instintivamente toda mudança radical. Mas é também aprendizado, isto é, absorção criativa das situações novas por um conjunto que permanece conscientemente idêntico a si mesmo ao longo dos tempos, por meio de símbolos tradicionais constantemente readaptados para abranger novos significados.
Examinem bem e verão que ordem democrática é precisamente isso e nada mais.

Se, ao contrário, um grupo imbuído do amor a valores tradicionais tenta deter a mudança, ele está introduzindo na ordem espontânea uma mudança tão radical quanto o grupo revolucionário que deseja virar tudo de pernas para o ar, pois o que esse alegado conservadorismo deseja é imortalizar no ar um momento estático de perfeição hipotética. Se esse momento, na imaginação dele, expressa os valores do passado, isso não vem ao caso, porque na prática política esse ideal será um “projecto de futuro” tanto quanto o ideal revolucionário.

Uma sociedade só embarca no projecto revolucionário quando perdeu todo o respeito por si mesma. Um respeito que, entre outras coisas, implica o amor aos valores do passado como instrumentos de compreensão e acção no presente, não como símbolos estereotipados de uma perfeição ideal no céu das utopias."




Tags: | |

Um comentário:

Anônimo disse...

Para conhecer muito do que é o estado de Santa Catarina e a Capital Florianópolis, estes blogs e sites tem muito dos batidores da politica local e do Brasil a fora,

E se um dia pretender conhecer Florianópolis, saber mais sobre este povo que decende dos Açores da Ilha Terceira, aqui nestes blogs e Sites tem muito a contar.

Se gostar favor divulgar, queremos que muitos conheçam nossa realidade.

http://carlosdamiao.zip.net/
http://www.vieirao.com.br/
http://www.sjsc.org.br/
http://deolhonacapital.blogspot.com/
http://coturnonoturno.blogspot.com/
http://www.fotosalada.com.br/fotosalada/inicio.php
http://www.gazetadejoinville.com.br/
http://www.pauloalceu.com.br/
http://botelheco.blogspot.com/
http://congressoemfoco.ig.com.br/default.aspx
http://www.jmnet.com.br/
http://www.tribunadodia.com.br/home/
http://www.notisul.com.br/
http://www.rederegional.com.br/
http://cangablog.blogspot.com/
http://monitorando.wordpress.com/
http://www.fecasurf.com.br/
http://www.floripanews.com.br/
http://www.folhanorte.com.br/site/
www.mountaindo.com.br