sábado, janeiro 17, 2009

Filme: A Onda (Die Welle)

Ontem assisti a um filme, "A Onda" (Die Welle). O filme é alemão e é baseado em uma experiência real acontecida acontecida em uma escola secundária nos EUA, em 1967. Nela, o professor quis explicar como a experiência nazista pode ter acontecido na Alemanha com a aprovação da maioria da população. Ao invés de explicar, resolveu usar a sua sala de aula para uma demonstração de como as pessoas abandonam suas próprias convicções para fazer parte de um grupo que as faz sentirem-se "especiais", melhores do que as outras pessoas.

O filme é bom por que, ao invés dos EUA, a história desenrola-se na Alemanha. Mas há uma diferença fundamental. O professor, neste filme, ele mesmo é envolvido pelo aparente poder e fidelidade canina que seus alunos o devotam. No original, o professor tem total controle do experimento e sabe exatamente onde quer chegar. O final do filme é trágico.
Recomendo entusiasticamente.

Abaixo reproduzo o trailer do filme e a versão integral de um filme televisivo de 1981, dos Estados Unidos, mostrando como foi a experiência real.

Trailer de Die Welle (2008)



Filme Completo
A Onda (The Wave) - 1981

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Powered by ScribeFire.

2 comentários:

Henrique Santos disse...

Excelente. Seria bom se alguem pudesse indicar alguma bibliografia à respeito. Isto tem um quê de Programação Neurolinguística...

Anônimo disse...

Realmente impressionante...
Assim nasceu o nazismo...
E assim nasceram as religiões, todas...