segunda-feira, junho 29, 2009

Golpe em Honduras

Era um país pequeno. E democrático. Um novo presidente foi eleito, por uma coligação conservadora.
Um dia, foi convidado por Chavez para visitar a Venezuela.
Voltou transformado. Diziam que eram os petrodólares de "ajuda" prometida. A transformação deu-se por completo quando começou a fazer viagens constantes à Cuba para beijar a mão de Fidel.
A partir daí, traiu seus antigos ideais e começou a trabalhar ativamente para ser, como seus modelos (ambos presidentes eleitos indefinidamente) "democrático e popular". Tentou várias vezes modificar a constituição para eleger-se perpetuamente.
Não conseguiu.
Até que resolveu criar unilateralmente um arremedo de "plebiscito" - à revelia do parlamento - em que o "povo" deveria dizer se não sua reeleição eterna.
Pediu uma ajudinha ao velho amigo Chavez e centenas de "olheiros" bolivarianos entraram no país para "garantir" o processo democrático.
O parlamento, ante a este abuso, solicitou ao exército a normalidade democrática e institucional novamente.
O presidente foi expulso e o poder foi entregue ao vice.

Foi este golpe que estava para acontecer em Honduras.

Mas não tente ler as manchetes dos jornais. A diferença entre o mundo real e o que é comentado na mídia é enorme vejam os exemplos.

Como nos tempos da Guerra Fria (Rodrigo Lopes) | Rodrigo Lopes
"Chavista ou não, autoritário ou não, nada justifica o rompimento dos pilares institucionais de um país."

[Perguntinha básica: os pilares institucionais deste mesmo país não estavam sendo rompidos pelo presidente? Como "chavista ou não"? Como se chavista significasse ser apenas adepto de inter ou grêmio. Nada disso. Chavista significa muito mais. Significa ser adepto do Foro de São Paulo com o propósito de acabar com a democracia na AL até que somente a sua casca, seca e sem vida sirva para dar respaldo a "presidentes" eternos. Se um repórter não conhece o que realmente uma investigação... Qualquer bocó com uma conexão internet pode deduzir a verdade. Qualquer. O que é feito no Brasil é um arremedo tão idiota de jornalismo que só me resta mesmo aplaudir a negação da regulamentação desta profissão no Brasil.]

Irã condena golpe de Estado em Honduras

EUA e quase todos os países latino-americanos pediram o imediato retorno da democracia

[O Irã condena Honduras??? É para todos esquecerem-se de Neda? Ahmajinehad? Pára com isso. Não cola. "Condena" golpe mas mata inocentes a tiro. Que perfeito exemplo de hipocrisia. E o quê o Irã tem a ver com a América Latina? Tudo. As relações entre Foro de São Paulo, Irã, China e Rússia são evidentes. Agem em grupo, coordenados. Por que será quer Lula e Ahma condenaram prontamente o que aconteceu em Honduras? Ora, para defender Chávez e o Foro.]

Lula diz que é inaceitável golpe militar na América Latina

Presidente propôs ainda o isolamento político de Honduras até que Manuel Zelaya volte ao cargo

[Lula, que achou que a morte de centenas no Irã não foi nada, agora propõe "isolamento" de Honduras. Risível. O que fez o presidente do Brasil com relação ao Irã? ]



Nenhum comentário: