segunda-feira, junho 29, 2009

Gripe Suína no Brasil

Infelizmente, a gripe A ou suína fez a sua primeira vítima no Brasil e foi no meu estado, Rio Grande do Sul. Coincidentemente, a vítima , o caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, faleceu na cidade onde minha mãe, irmãs e sobrinhos vivem: Passo Fundo.

Parece que a gripe suína, depois da primeira passagem quase incólume, volta agora com força total.
A reação do secretário de saúde do RS é que parece incoerente. É correto dizer que a gripe é exógena, afinal a vítima a adquiriu em viagem pela Argentina. Mas pode tornar-se endógena pelo simples fato de que Vanderlei pode ter infectado a muitos outros em suas andanças pelo estado. Não garantias. O facto da primeira vítima ter sido infectada fora do Brasil não diminui o risco interno. Pelo contrário. Aumenta.
A seguir, a entrevista do secretário da saúde.

Após primeira morte pela gripe A no RS, Terra pede que população não se desespere | Saúde
Por fim, Osmar Terra solicitou mais uma vez que a população não se desespere. Solicitou até mesmo que não há necessidade de estocar máscaras ou andar diariamente com as mesmas. Segundo Terra, as máscaras não são 100% eficazes para não contrair a doença.

— Não adianta andar com a máscara na rua ou em ambientes com mais pessoas. Não vai ser isso que mudará o curso da doença. O fato é que a máscara inibe gotículas que ficam no ar por espirro ou por fala e essas gotículas possuem vírus — explicou.

[Não se pode compreender estas duas frases: elas são contraditórias. Ou não se anda com a máscara por que ela não é eficaz, ou deve-se andar pois a máscara "inibe gotículas que ficam no ar". ]

— A melhor mascara é a bico de pato. Não estou dizendo para todo mundo comprar máscara, não é isso. Volto a dizer: estamos lidando com uma gripe comum — concluiu.

[Gripe comum???? Esta desastrosa entrevista só serve mesmo +ara aumentar o pânico da população. Não há vítimas para gripe comum, meu caro secretário.]


Nenhum comentário: