quarta-feira, julho 15, 2009

Globo.com: Brasileiros em Portugal - Mais 37% Em 2008

FSegundo esta notícia do Globo, os brasileiros aqui são 106.961. Eu incluo-me nesta estatística.

G1 > Mundo - NOTÍCIAS - Número de imigrantes brasileiros em Portugal aumentou 37% em 2008
Número de imigrantes brasileiros em Portugal aumentou 37% em 2008

Há 106.961 brasileiros no país, diz governo português.
Segundo país com mais imigrantes em Portugal é a Ucrânia.



Isso é bom? Para quem?

Os brasileiros vivendo aqui em Portugal, em geral, comportam-se de duas maneiras:

a) Querem fazer de Portugal um segundo "Brasil", trazendo tudo o que podem de lá, seja a família, amigos, comidas, música e tudo mais. Por outro lado, não gostam quase nada de Portugal: detestam o sotaque, a música, a comida, a forma de tratamento pessoal, etc. Provavelmente uma faceta é reação à outra.
b) Não querem saber nada do Brasil. Vieram à Europa para esquecer do país natal. Quanto menos "Brasil", melhor. Estes, por sua vez, têm (perdão, mas continuo a escrever na graphia antiga) a propensão à diminuir o que é feito no Brasil na comparação com Portugal.

Os (a) são, no geral, pessoas que vieram como ilegais para fazer trabalhos manuais.
Os (b) são profissionais formados que vieram exercer a sua profissão por aqui.

Em qual grupo eu me encontro?

Bem, estou no meio.
Não acho que tudo o que vem do Brasil uma "maravilha" só por ter sido feito no Brasil (não gosto de Ivete Sangalo! Nem de

Nenhum comentário: