terça-feira, agosto 24, 2010

A Impressionante Perda de Cultura... Portuguesa (a pobre ambrosia foi esquecida)!!!


Talvez uma das únicas coisa que o brasileiro ainda pode orgulhar-se é da língua portuguesa-brasileira. Digo "brasileira" porque é, de fato, diferente da portuguesa-européia em um aspecto fundamental.

Mas não estou a referir-me da "língua" vomitada pelos rappers ou na fala fake-analfabeta de quem esquece os "s" e a conjugação na segunda pessoa do singular.

Não. O tesouro da língua portuguesa é como ela guarda coisas que foram perdidas dos usos e costumes em Portugal há muito.
Os casos avolumam-se tanto que me faz pensar "o quê" levou os portugueses a "deitar fora" uma quantidade impressionante de vocábulos e expressões que, felizmente, ainda são de uso corrente no Brasil.

O último exemplo destes casos encontrei-o hoje:

Na página de dúvidas da língua portuguesa - de portugal - um brasileiro pergunta sobre o significado da palavra "ambrosia".
Sempre aprendi que o doce popular no RS era uma herança portuguesa. Pois bem, o quê nossos amigos portugueses responderam?

"Ambrosia refere-se, na mitologia grega, ao alimento dos deuses que os mantém imortais; tem também os significados “comida ou bebida que delicia”, “qualquer coisa que dá prazer” e “doce de ovos” (sendo este último significado um regionalismo brasileiro)"
 
Viram? "Ambrosia" é um "regionalismo brasileiro" (sic).. Isso é o cúmulo, pois na mesma página de pesquisa encontrei um poema do português Antero de Quental  a compara o amor fraternal a um doce "regional brasileiro".
Leia abaixo:
 

Projecto Vercial
"Amor de Irmão! oh! este amor é doce
Como ambrosia e como um beijo casto!
Orvalho santo, que chovido fosse,
E o lírio absorve como etéreo pasto!...
Dilúvio suave, que nos toma posse
Da vida e tudo, e que nos faz tão vasto
O coração minguado... que admira
Os sons que solta esta celeste lira!"


Ou seja "ambrosia" é mais uma, de tantas palavras que aprendemos de Portugal mas que ninguém mais sabe de onde vem..

Se o Brasil não servir para outra coisa, que seja de caixa forte de expressões portuguesas...

Para quem ficou com água na boca, aqui vai a receita:




Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: